Para a Mulher

Menopausa - Síndrome Geniturinária da Menopausa

O que é a Síndrome Geniturinária da Menopausa?

A Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGUM), como o nome indica, surge muitas vezes após a menopausa e carateriza-se pela secura vaginal, irritação e flacidez da mucosa, diminuição da líbido, dores durante o ato sexual e associação com incontinência urinária de urgência.

Porque tenho estes sintomas?

A principal causa é a diminuição das hormonas femininas, os estrogénios. À medida que os estrogénios diminuem, as paredes da vagina ficam mais finas, mais secas e menos elásticas, provocando frequentemente ardor. Também pode ocorrer um desequilíbrio da flora vaginal, aumentando o risco de infeções vaginais e urinárias.

De que forma a Síndrome Geniturinária da Menopausa pode afetar a minha vida?

Todos os sintomas caraterísticos da Síndrome Geniturinária da Menopausa interferem de forma significativa na qualidade de vida da mulher.

Os sintomas podem levar a problemas nos relacionamentos com os parceiros e à perda de intimidade nos casais, devido à dor que ocorre no ato sexual.

Os sintomas podem ainda limitar hábitos de vida saudável, como é o caso do próprio exercício físico, já que o próprio movimento pode causar desconforto.

O que devo fazer se tiver estes sintomas?

Os sintomas decorrentes da Síndrome Geniturinária da Menopausa são a segunda queixa mais frequente na menopausa, logo a seguir aos sintomas vasomotores.

Em primeiro lugar, se apresentar alguns destes sintomas, deve procurar aconselhamento junto do seu médico. Muitas mulheres consideram que estas queixas, como as dores durante as relações sexuais ou o desinteresse sexual são inevitáveis no decorrer da idade e que não há solução, o que está errado.

A maioria das mulheres, nos dias de hoje, vive mais de um terço da sua vida na menopausa, e não há razão para viver com estes sintomas tanto tempo!

De que forma é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através da identificação dos sintomas característicos desta síndrome. Se já tem menopausa e sofre de sintomas como a secura vaginal causada por atrofia vulvo-vaginal, dores durante o ato sexual ou incontinência urinária de urgência, existe a hipótese de sofrer de Síndrome Geniturinária da Menopausa.

Que tratamentos estão disponíveis?

Existem inúmeros tratamentos disponíveis como a terapêutica com estrogénios locais, ou seja, aplicação vaginal na forma de creme, gel, ou comprimidos, praticamente sem contraindicações. Há também outras opções disponíveis não hormonais nas formas de creme e óvulos vaginais que fazem parte do grupo dos hidratantes vulvovaginais

Em breve, estará disponível no mercado uma nova substância ativa, com efeito androgénico, que poderá representar uma alternativa válida no tratamento da SGUM e assim contribuir para melhorar a sexualidade nesta fase da vida da mulher.

SEDE SOCIAL

Edifício Cruzeiro, 4 - 2º andar/sala 32